domingo, 8 de julho de 2012

08 - Como o cego estuda?? E o surdo, como ele fala?

Já ouvi esta pergunta várias vezes. Cego estuda, lê, escreve utilizando um sistema chamado Sistema Braille, assim batizado em homenagem ao seu criador, Louis Braille. É formado pela combinação de seis pontos que, por sua vez, formam 64 combinações diferentes, entre letras, números e sinais de pontuação. Sem esquecer, claro, do Código Matemático Unificado, que apresenta algumas diferenças entre o que escrevemos em tinta.

Segue a imagem de um alfabeto Braille:
(Fonte: biancasaveti.blogspot.com)

O surdo, por sua vez, tem também seu meio de comunicação, que é, na verdade, uma LÍNGUA, pois tem sua estrutura gramatical e sintática totalmente diferente da Língua Portuguesa. Isso a torna primeira língua a ser aprendida pelo surdo. Caso perceba diferenças na escrita e na fala de seu colega surdo, não se assuste.  Na Língua de Sinais não existem classes gramaticais como ARTIGO e  CONJUNÇÃO. Veja abaixo o alfabeto LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Ah, quase esqueci: o Brasil tem sua Língua de Sinais, mas que difere entre as regiões. Esse é o chamado REGIONALISMO.

(Fonte: espacodaslibras.blogspot.com)

Agora, hora de pesquisar!

Veja como seus colegas se comunicam. Em seguida, produzam um texto contando um pouco do que perceberam: há semelhanças ou diferenças? Mesmo com as diferenças notadas, eles deixam de se comunicar? Será que você consegue entender o que ele fala? E o que você fala, será que ele entende? 


Quase esqueci: existem surdos que falam: são os chamados surdos oralizados, são aqueles que tiveram contato com pessoas que as incentivaram a falar (por quaisquer motivos). Já outros utilizam apenas a Língua de Sinais. São questões culturais que dizem respeito à identidade do surdo enquanto cidadão. O importante é respeitar sua vontade, sendo ele oralizado ou não.

Pensemos um pouco nessas questões.
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário